Dia de Copa

E de se pensar que um dia como o de hoje não se repetirá mais em nossas vidas. Vemos a nação com a respiração suspensa, tensa e tesa por um simples jogo de futebol. Engano meu, coisa de pseudo sabedor das coisas.
O Brasil hoje para pela sua afirmação nacional, por mais tolo que isso possa parecer. Não temos a cultura do mundo civilizado europeu, que até hoje aqui só vem com idéias extrativistas. É mais ou menos como se eles nos dissessem todo o tempo “Vocês não sabem, usar sua riqueza. Então me dêem que eu mostro para vocês…” E assim tem sido feito desde o tempo do Pau-Brasil. Não temos saúde, não temos escolas, e não temos bons representantes no poder público, enfronhados que todos estão nessa terra em garantir o pequeno poder que tem diante de El Rey.
Todos sempre por aqui procuraram se safar, tentar fazer algumas migalhas não ser levadas para a Metrópole. E mesmo que hoje a metrópole seja aqui, permanece a idéia de que em casa qualquer coisa estará mais bem guardado para nós do que nas mãos do Estado, esse ser insensível as mazelas do povo que somos nós. Assim como quando vira o caminhão e todos correm na beira da estrada para pegar uma cerveja ou uma lata de óleo.E assim é o Brasil, esse imenso caminhão virado na beira da estrada. E todos os passantes, sejam senadores ou vendedores de laranja, tentam pegar o que podem e ir para casa.
Mas hoje não . Hoje todos uniremos mentes e corações e vamos simplificar a questão nacional. Não temos nada, e então o que sobrou?
O amor. Amor a um conceito vago mas presente de nação. Um anseio maior que o entendimento nos move até a televisão , ao bar, ao estádio, aos altares dos deuses do futebol, implorando que mesmo esse fraco grupo que colocou todo o seu destino nas mãos de um menino , possa agora refazer-se e mostrar ao mundo que sim, não temos nada mas a nação orgulhar-se. E de que meu Deus podemos nessa altura do campeonato, seja do futebol ou da vida, podemos de fato ter orgulho !?
Simples. Da tola e doce esperança do caminhão endireitar-se, acolher a todos nós e seguir um rumo, em direção a dias melhores.
Pra frente Brasil …

Deixe um comentário